Pare de correr atrás

Pare de correr atrás

postado em: EmpreendeJunto | 0

Não, esse post não é um conselho para você que foi abandonado por elx. Apesar do nome bem cornudo eu vou falar nesse artigo sobre algo que escuto muito: estou correndo atrás.

  • E aí, como está a empresa?
  • Estou correndo atrás!

 

Eu não sei se vocês já perceberam, mas, geralmente quem corre atrás chega atrasado. Talvez você já tenha ouvido falar no dilema do surfista, que precisa avaliar o surgimento de uma nova onda o quanto antes, para conseguir se posicionar e surfar a melhor onda da vida. Nós, empreendedores, temos que ter essa habilidade com relação ao mercado. Qual será a nova grande onda no seu ramo de atuação? Qual grande oportunidade está surgindo nesse instante que posso me beneficiar se identificar a tempo?

E tem mais, aquele que identifica a onda a tempo e se posiciona corretamente precisa de muito menos esforço para surfar. Enquanto que aquele que sai atrasado vai precisar gastar muito mais energia. Entendeu a analogia agora?

Correr atrás é o primeiro passo para o fracasso, pois você vai gastar muito mais tempo e dinheiro para chegar onde seus concorrentes estão! E o pior, corre o risco de gastar tudo e ainda perder a onda. Seja sincero agora… Quantas vezes você já se viu nessa situação? Como se alguém tivesse surfado a sua onda e aproveitado a sua ideia antes de você? Quantas vezes você já se viu no mar, sem energia para nadar e sem saber qual vai ser a próxima onda.

Além do mais “correr atrás” é um círculo vicioso. Quantas vezes você já chegou no final do dia com a impressão de que não fez nada? Isso é correr atrás. Quando você não encontra tempo para pensar no futuro da sua empresa você está correndo atrás. Lembra do que disse Peter Drucker? “O primeiro negócio de qualquer negócio é continuar no negócio”

Sempre que você corre atrás você trabalha de forma mais cara e demorada. Lembre-se quem está sempre atrasado não consegue prestar a atenção no caminho.

Deixe uma resposta