A culpa é sua, pare de contar histórias!

A culpa é sua, pare de contar histórias!

postado em: EmpreendeJunto | 2

Vamos lá, atenção, 3, 2, 1… Imagine que você encontrou um gênio da lâmpada. Mas, não é um gênio da lâmpada comum, é um gênio da lâmpada empreendedor. Que diz assim pra você… “Escolha 5 coisas para mudar em você ou na sua empresa”. O que você escolheria?

 

Sempre que alguém vem me dizer que não está onde gostaria de estar eu já me preparo para a reprise do Forrest Gump: o contador de histórias. A culpa é do mercado, dos funcionários, dos concorrentes, do governo. Mas, nunca… Nunca a culpa é dele. Sempre existe uma história para justificar os insucessos.

 

O que a maioria das pessoas não percebe é que essas histórias são estruturas linguísticas e mentais que validam e justificam nossas falhas e nossos fracassos. Isso acontece por um motivo óbvio, é bem mais fácil e menos oneroso inventar uma história para desviar a culpa do verdadeiro responsável: você! As historinhas que contamos, quando são repetidas muitas vezes tem consequências devastadoras. A primeira é essa que acabei de citar, acabam com o conceito da autorresponsabilidade, e isso, por si só é um problemão, pois, quando você se entende como coadjuvante, você assume a posição de refém e isso acaba com sua autonomia de fazer coisas legais. Pois, se o seu cérebro entende que você não tem responsabilidade nas coisas ruins que acontecem, você também não pode influenciar que coisas boas aconteçam. Sacou?

 

O segundo problema está ligado a sua própria autoimagem. Vamos lá, tenho certeza que você também tem aquele amigo que vive contando histórias para ser mais que os outros, ou para se afastar da responsabilidade. Essa pessoa já perdeu a credibilidade e agora já começou a virar assunto pelas rodinhas de amigos não é mesmo?

 

Reflita sobre quantas e quais historinhas você tem contato para justificar a sua falta de atitude. Entenda de uma vez por todas que o gênio da lâmpada existe e é você! Talvez você não tenha o poder de mudar tudo apenas estalando os dedos, mas, com certeza você consegue assumir a responsabilidade por suas ações e mudar aquilo que não está dando certo.

2 Respostas

  1. Amanda Pin
    | Responder

    Show! Cada vez mais tenho acompanhado os vídeos e conteúdos de vocês. Parabéns! Acabei de compartilhar o link, em um grupo que criei voltado para o artesão empreendedor. Abração!!!

    • Klaibert Miranda
      | Responder

      Obrigado Amanda, ficamos muito felizes pelo seu carinho. Conte sempre conosco!

Deixe uma resposta